Responsabilidade Social - G.R.E.S. Portela

Responsabilidade Social

DOAÇÃO DE SANGUE

DOAÇÃO DE SANGUE:

Em janeiro de 2015, em parceria com o Hemorio, a Portela lançou a campa­nha "Sou Carioca , Sou de Madureira, Sou doador de Sangue", incentivando segmentos da escola e moradores da região de Madureira a doarem sangue. Além de vários portelenses ilustres, artistas como Glória Pires, Orlando Morais,Ailton Graça e Leandra Leal se engajaram na campanha, que obteve ótimos resultados.

MICROEMPRESA

MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (MEI):

Em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Caixa Crescer, a Portela abriu a casa de sua Velha Guarda (antiga sede) para uma ação voltada para os microempreendedores individuais que desejavam obter crédito de até R$ 15 mil para desenvolver seu próprio negócio.

TRABALHO

PORTELA DÁ TRABALHO:

Empresas de diversos setores da economia se reúnem, semanalmente, em nossa quadra para oferecer vagas de empregos. Nas 27 edições já realizadas, mais de 50 mil pessoas compareceram à sede social. Mais de 40 mil vagas oferecidas. Dentro desse projeto, também foram emitidas carteiras de trabalho.

ESPORTE

PORTELA NO ESPORTE:

Com presença em esportes como MMA, Jiu­Jitsu, Karatê e Luta Greco­Romana, a Portela patrocina diversos atletas, colocando sua marca em evidência também neste segmento e dando oportunidade a jovens de comunidades cariocas não abandonarem seu sonho. Em maio último, Jeferson da Silva Ramos, de 15 anos, conquistou na Califórnia (EUA) o título mundial da categoria juvenil de Jiu­Jitsu.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO:

Atendimento odontológico gratuito para moradores de Madureira, Oswaldo Cruz e adjacências. A ação social oferece aplicação de flúor, limpeza, extrações simples, restaurações, além de dicas de higiene bucal. Os atendimentos são realizados aos sábados, de 8h às 12h, na quadra da escola. Em 2018, foram 327 atendimentos realizados.

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL:

Curso preparatório gratuito com foco no Enem para jovens e adultos. As aulas do pré-vestibular são organizadas pelos departamentos de Cidadania e Cultural da Escola. O curso é voltado para alunos e ex-alunos do Ensino Médio da rede pública que irão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

ESPORTE E DANÇA:

Através de atividades esportivas e de dança, a Portela tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e educacional das crianças e adolescentes de Madureira, Oswaldo Crus e adjacências, por meio da valorização e incentivo da sua potencialidade e talento. Atualmente, são oferecidas aulas de jiu-jitsu, ballet iniciante, estiletto dance, dança cigana, dança do ventre e recreação infantil.

CINEMA:

Oficinas gratuitas de formação audiovisual. Os alunos do Por Telas, projeto audiovisual lançado em abril de 2018, na quadra da Portela, iniciaram o processo de filmagem, edição e montagem dos documentários que foram produzidos por eles. Após um processo de escolha entre as histórias, a turma e o corpo docente decidiram filmar três argumentos: “Pés e pescoços ocupados”, de Ruan Lucena; “Um craque esquecido”, de Ygor Lioli; e “Procuram-se mulheres”, de Rozzi Brasil.

Parceiros